A origem da Black Friday
A origem da Black Friday
Com o passar do tempo, a Black Friday tornou-se um evento de compras tão importante no Brasil e no mundo, que muitas pessoas começaram a acampar em frente às lojas na noite anterior, aguardando para serem os primeiros a aproveitar as inúmeras promoções. O advento da internet e das compras online também ampliou grandiosamente o alcance da Black Friday, permitindo que as pessoas pudessem aproveitar as ofertas sem sair de casa.
E, para aproveitar essa data tão especial de compras, a Espacial Suprimentos traz um pouco da história desse grande evento mercadológico que ocorre em praticamente todos os lugares do mundo.
A origem do evento
Evento tradicional dos Estados Unidos e que se espalhou ao redor do globo com o passar do tempo, a origem da Black Friday remonta aos anos 1950, na Filadélfia, quando policiais passaram a utilizar o termo para descrever o caos no trânsito e nas lojas no dia seguinte ao feriado de ação de graças.
Durante esse período, os lojistas notaram que havia a oportunidade de atrair os consumidores com promoções especiais para dar início à temporada de compras para o Natal. Pensando nisso, as lojas começaram a abrir mais cedo, oferecendo descontos significativos em produtos para incentivar as pessoas a irem às compras. Com o passar do tempo, a popularidade do evento crescia e a tradição de realizar compras no dia seguinte ao feriado de Ação de Graças se espalhou por todo o país.
A origem do termo
A verdade é que o a origem do termo “Black Friday” é incerta na história. A primeira hipótese é de que o termo pode ter sido utilizado pela primeira vez ainda no século XIX, estando relacionado a um esquema criado por investidores para enriquecer “rapidamente”. Os nomes? Jay Gould e Jim Fisk, duas figuras que elaboraram um forma de controlar o mercado de ações de ouro nos Estados Unidos – o que era ilegal na época.
Jay e Jim fizeram com que o preço das ações disparasse e com isso, acabaram enriquecendo. O governo, vendo tal movimentação, tomou medidas drásticas, vendendo o estoque de ouro que tinha guardado. O resultado da manobra foi uma rápida desvalorização do ouro logo em seguida. Curiosamente, essa desvalorização ocorreu em uma sexta-feira e, consequentemente, ficou conhecida como “Black Friday”.
A segunda hipótese é de que uma revista dos anos 50 supostamente teria chamado o dia seguinte ao de Ação de Graças de “Black Friday”. O motivo para isso? De acordo com a publicação, grande parte dos trabalhadores agiam na sexta-feira após o feriado como se tivessem sido contagiados pela peste negra.
A terceira e última hipótese aponta que o termo se popularizou na Filadélfia. Nesse caso, os policiais supostamente começaram a utilizar o termo para se referir à sexta pós-feriado, por conta do trânsito causado pelo excesso de carros e pessoas na rua, fazendo com que o ambiente em questão ficasse caótico.
Popularidade e curiosidades
Com o passar do tempo, a Black Friday foi crescendo cada vez mais, principalmente nos Estados Unidos. Ocorrendo anualmente, a Black já levou milhões de compradores às lojas. A popularidade do evento faz com que filas homéricas sejam formadas, com consumidores de todas as partes que correm para garantir a compra de produtos com descontos imperdíveis: em alguns casos, lojas conseguem reduzir o preço em até 90% em relação ao seu valor original.
De acordo com algumas pesquisas, os produtos que são mais comercializados na Black Friday costumam ser os eletrônicos, sendo responsáveis por cerca de 44% do total de compras dos clientes, seguido das roupas e acessórios, que representam 19% dos números gerais. Por fim, em terceiro lugar, temos os produtos de beleza e perfumaria, ao lado do mercado de jogos, representando juntos 9% das vendas totais.
Por fim, outro fato curioso é de que a Black Friday não é o maior dia de compras do ano. O posto é ocupado pelo Natal, pois nessa data, os consumidores comparecem em peso nas lojas físicas, camelôs, feirinhas, shoppings, supermercados, lojas online todos os outros tipos de estabelecimentos para fazer compras.
A Black Friday no Brasil
A primeira edição de Black Friday no Brasil ocorreu em 2010 e foi realizada exclusivamente online. Com o sucesso crescente, o evento começou a incluir as lojas físicas em seus respectivos anos, expandindo para quase todos os setores do varejo, incluindo os eletrônicos, moda alimentos e até mesmo serviços digitais. Curiosamente, a Black Friday no Brasil ocorre próximo ao recebimento do 13º salário, e muitas pessoas aguardam essa entrada extra de dinheiro para aproveitar as melhores ofertas.
Entretanto, nos primeiros anos da Black Friday no Brasil, muitos consumidores se decepcionaram com as ofertas apresentadas, dando origem ao termo “Black Fraude”, utilizado até os dias de hoje. Esse termo está ligado ao fato de que algumas lojas aumentam os preços dos produtos dias ou semanas antes do eventos, apenas para abaixar durante a Black e gerar uma falsa sensação de desconto.
Aproveite a Black November Espacial e acesse nosso site para garantir os melhores descontos em materiais de escritório!