Como fazer um bom planejamento para a Black Friday?
Como fazer um bom planejamento para a Black?
A Black November Espacial está entre nós e, para aproveitarmos esse momento, separamos algumas dicas de como você e sua empresa podem se preparar para aproveitar esse período da melhor forma!
Passos para a preparação
- Faça uma análise de vendas passadas
Faça uma revisão do desempenho das Black Fridays anteriores para identificar quais produtos e promoções obtiveram sucesso. Ter esse levantamento evita que haja desperdício de produtos ou que as estratégias sejam aplicadas de forma errada;
- Defina metas
Estabeleça e defina metas claras e específicas para suas vendas, tráfego e estratégias marketing;
- Tenha um bom planejamento de campanhas
Desenvolva campanhas de marketing e promoções, com estratégias de publicações nas redes sociais e um calendário para a sua execução;
- Faça um aprimoramento da logística
Prepare sua infraestrutura para lidar com o aumento de volume de pedidos e solicitações de clientes;
- Treine sua equipe
Treine sua equipe adequadamente para oferecer um atendimento excepcional e que seja capaz de gerenciar o fluxo de produtos e o fluxo de clientes;
Como me preparar para a Black Friday?
Preparar-se para a Black Friday e atrair consumidores online com o objetivo de direcioná-los para a loja física é uma estratégia inteligente e pode gerar excelentes resultados financeiros.
As dicas abaixo buscam ajudar sua empresa a se preparar da melhor forma para um dos maiores períodos de compras do ano:
- Tenha um planejamento antecipado
Defina metas claras e saiba o que deseja alcançar, como aumentar o movimento da loja, vender mais ou promover produtos específicos, por exemplo. Além disso, prepare seu estoque e garanta que a loja física tenha capacidade de atender à demanda gerada pelas inúmeras promoções.
- Tenha promoções atraentes
Ofereça ofertas e promoções que sejam atraentes para seus clientes. Algumas delas podem incluir descontos exclusivos descontos adicionais, brindes ou produtos exclusivos;
- Tenha uma equipe de marketing digital eficaz
A equipe de marketing digital é uma peça fundamental na hora de gerenciar uma boa campanha para a Black Friday. Ela será a responsável por: envio e-mails marketing para lista de clientes destacando as ofertas e benefícios; divulgação em redes sociais com a publicação de imagens, textos ou vídeos; publicidade online e anúncios direcionados para atrair mais visitantes para sua loja, seja online ou física; uso de ferramentas do Google para a divulgação da loja, produtos ou serviços em destaque.
- Experiência do cliente
O comportamento do consumidor é fluído entre digital e físico. Ofereça formas de experiência com a sua marca e produtos em ambos os cenários, permitindo que os clientes possam comprar online e até mesmo físico.
- Tecnologia e integração
Utilize tecnologias de geolocalização para enviar ofertas ou notificações para clientes em potencial e que tenham interesse em investir na sua loja. Muito mais que isso, ofereça também formas do seu cliente encontrar seus produtos de forma simples e objetiva.
- Tenha uma comunicação clara
Certifique-se de que os consumidores saibam como encontrar a sua loja, seja no online ou fisicamente. Forneças informações claras e objetivas, como links, mapas, imagens e outros recursos, se necessário. Além disso, dê o devido destaque aos horários e como será o processo de funcionamento da Black Friday, Week ou November.
- Feedback e pós-compra
Faça o monitoramento e avaliação das campanhas, acompanhando o desempenho das estratégias adotadas e coletando o feedback dos clientes para ajustar futuras estratégias, e esteja preparado para realizar ajustes da campanha de abordagem com base no que está e no que não está funcionando durante o evento. Por fim, entre em contato com os clientes após a Black e agradeça a visita e preferência por seu estabelecimento, oferecendo ofertas para campanhas futuras ou programas de fidelidade.