Como fazer um bom planejamento para a Black?

A Black November Espacial está entre nós e, para aproveitarmos esse momento, separamos algumas dicas de como você e sua empresa podem se preparar para aproveitar esse período da melhor forma!

 

Passos para a preparação

 

  • Faça uma análise de vendas passadas

Faça uma revisão do desempenho das Black Fridays anteriores para identificar quais produtos e promoções obtiveram sucesso. Ter esse levantamento evita que haja desperdício de produtos ou que as estratégias sejam aplicadas de forma errada;

 

  • Defina metas

Estabeleça e defina metas claras e específicas para suas vendas, tráfego e estratégias marketing;

 

  • Tenha um bom planejamento de campanhas

Desenvolva campanhas de marketing e promoções, com estratégias de publicações nas redes sociais e um calendário para a sua execução;

 

  • Faça um aprimoramento da logística

Prepare sua infraestrutura para lidar com o aumento de volume de pedidos e solicitações de clientes;

 

  • Treine sua equipe

Treine sua equipe adequadamente para oferecer um atendimento excepcional e que seja capaz de gerenciar o fluxo de produtos e o fluxo de clientes;

 

Como me preparar para a Black Friday?

Preparar-se para a Black Friday e atrair consumidores online com o objetivo de direcioná-los para a loja física é uma estratégia inteligente e pode gerar excelentes resultados financeiros.

As dicas abaixo buscam ajudar sua empresa a se preparar da melhor forma para um dos maiores períodos de compras do ano:

 

  • Tenha um planejamento antecipado

Defina metas claras e saiba o que deseja alcançar, como aumentar o movimento da loja, vender mais ou promover produtos específicos, por exemplo. Além disso, prepare seu estoque e garanta que a loja física tenha capacidade de atender à demanda gerada pelas inúmeras promoções.

 

  • Tenha promoções atraentes

Ofereça ofertas e promoções que sejam atraentes para seus clientes. Algumas delas podem incluir descontos exclusivos descontos adicionais, brindes ou produtos exclusivos;

 

  • Tenha uma equipe de marketing digital eficaz

A equipe de marketing digital é uma peça fundamental na hora de gerenciar uma boa campanha para a Black Friday. Ela será a responsável por: envio e-mails marketing para lista de clientes destacando as ofertas e benefícios; divulgação em redes sociais com a publicação de imagens, textos ou vídeos; publicidade online e anúncios direcionados para atrair mais visitantes para sua loja, seja online ou física; uso de ferramentas do Google para a divulgação da loja, produtos ou serviços em destaque.

 

  • Experiência do cliente

O comportamento do consumidor é fluído entre digital e físico. Ofereça formas de experiência com a sua marca e produtos em ambos os cenários, permitindo que os clientes possam comprar online e até mesmo físico.

 

  • Tecnologia e integração

Utilize tecnologias de geolocalização para enviar ofertas ou notificações para clientes em potencial e que tenham interesse em investir na sua loja. Muito mais que isso, ofereça também formas do seu cliente encontrar seus produtos de forma simples e objetiva.

 

  • Tenha uma comunicação clara

Certifique-se de que os consumidores saibam como encontrar a sua loja, seja no online ou fisicamente. Forneças informações claras e objetivas, como links, mapas, imagens e outros recursos, se necessário. Além disso, dê o devido destaque aos horários e como será o processo de funcionamento da Black Friday, Week ou November.

 

  • Feedback e pós-compra

Faça o monitoramento e avaliação das campanhas, acompanhando o desempenho das estratégias adotadas e coletando o feedback dos clientes para ajustar futuras estratégias, e esteja preparado para realizar ajustes da campanha de abordagem com base no que está e no que não está funcionando durante o evento. Por fim, entre em contato com os clientes após a Black e agradeça a visita e preferência por seu estabelecimento, oferecendo ofertas para campanhas futuras ou programas de fidelidade.