Curiosidade sobre a Black Friday
Curiosidades sobre a Black Friday
A Black Friday está entre nós e finalmente podemos aproveitar uma ótima época de descontos nos mais variados segmentos de mercado. E, pensando nesse período, a Espacial Suprimentos preparou uma pequena lista com algumas curiosidades que cercam a Black Friday!
Os produtos mais vendido são os eletrônicos
De acordo com algumas pesquisas, os produtos eletrônicos são os mais vendidos neste período, sendo responsáveis por cerca de 44% do total de compras. A pesquisa ainda aponta que em segundo lugar nas vendas estão as roupas e acessórios, representando cerca de 19% dos números gerais. Por fim, em terceiro lugar, temos os produtos de beleza e perfumaria, juntamente com os itens do mercado de jogos, representando juntos cerca de 9% das vendas na Black.
A Black Friday não é o maior dia de compras do ano!
Por mais incrível que pareça, a Black Friday não é o período com o maior movimento de compras no ano, tendo o posto ocupado pela véspera de Natal. Nessa data, os clientes e consumidores comparecem em qualquer tipo de ambiente de compras, seja ele online, camelôs, feirinhas, shoppings, supermercados e todos os tipos de estabelecimentos possíveis.
Compras pela internet representam 80% da vendas no geral
Uma das principais ferramentas ao alcance de inúmeros consumidores é a internet, e durante a Black Friday não poderia ser diferente: segundo uma pesquisa do Google de 2017, cerca de 80% dos consumidores realizam pesquisas pelo computador ou pelos celulares. Nessa mesma pesquisa foi constatado que 11% dos consumidores fazem a pesquisa pela internet, mas optam por finalizar a compra na loja física, e outros 4% preferem olhar primeiro nas lojas físicas para finalizarem no online.
Ainda de acordo com a pesquisa do Google, cerca de 49% dos consumidores levam em consideração o preço na hora de decidir se deve ou não comprar a mercadoria em questão. Outros 27% priorizam a confiança na loja, seguido por 13% que confiam na marca, 5% que consideram o frete como fundamental, 3% que prioriza o pagamento parcelado e, por fim, outros 2% que valorizam o tempo de entrega.
Outra pesquisa da Offerwise mostrou que, após ver um anúncio online, cerca de 80% dos brasileiros buscam saber mais sobre o produto, outros 28% visitam uma loja física para ver a mercadoria e outros 41% colocam o item desejado em suas listas de compras da loja virtual.
A Black Friday já causou muitos tumultos nos Estados Unidos
Após o feriado de ação de graças, filas homéricas são formadas nos estabelecimentos, com consumidores de todas as partes que buscam garantir a compra de produtos com descontos insanos. Em algumas lojas, os preços podem ser reduzidos em até 90% em relação ao seu valor original.
Acontece que essa “corrida maluca” em busca das melhores ofertas nas lojas físicas acabam, por muitas vezes, gerando tumultos e situações de descontrole total, fazendo com que as pessoas acabem se machucando por conta dos excessos de aglomerações. Em 2008, infelizmente foi registrado o falecimento de um trabalhador na rede de supermercados Walmart, por ter sido pisoteado pela multidão de clientes.
A popular “Black Fraude”
Nos primeiros anos de Black Friday no Brasil, muitos consumidores acabaram se decepcionando com as ofertas disponibilizadas pelas lojas, dando origem ao termo que é fortemente utilizado até hoje, a “Black Fraude”. Isso se deve ao seguinte problema: algumas lojas aumentavam os preços de seus produtos alguns meses ou semanas antes do “grande dia”. Quando chegava o dia da Black Friday, os preços eram reduzidos ao valor original, dando uma falsa sensação de desconto aos compradores.
Black Friday acaba em novembro? Não no Brasil!
O Brasil se destaca em vários aspectos quando tratamos de Black Friday. Um deles é de que por aqui, a Black não se limita a um único dia. Muitas lojas planejam suas promoções de forma diferente, seja com a Black Friday, “Black Week”, ou até mesmo “Black November”. Assim, essas empresas aproveitam mais tempo vendas, dando aos consumidores a oportunidade de ainda encontrarem boas ofertas, evitando congestionamentos em sites e filas em lojas físicas.
Esse conceito de expandir o período de descontos também reflete a alta competitividade entre os varejistas. Afinal essa é uma ótima forma de se destacar em meio à grande quantidade de ofertas disponíveis no mercado e lucrar um pouco mais.
A Black November da Espacial Suprimentos já está entre nós! Acesse o nosso site e confira os descontos imperdíveis nos setores de escritório, limpeza, papelaria, informática e muito mais!