Escolhendo a calculadora ideal para o seu ambiente de trabalho

Há vários tipos de calculadoras para usos distintos no dia a dia, sendo que podemos separá-las em algumas categorias: calculadora de mesa, calculadora de bolso, calculadora científica ou calculadora financeira. Abaixo, a Espacial Suprimentos explica melhor suas principais diferenças e como você pode escolher a calculadora ideal para o seu ambiente de trabalho (ou estudo).

 

Calculadora de mesa

As calculadoras de mesa são as calculadoras com tamanho superior à calculadora de bolso, e é específica para ser utilizada sobre uma mesa. Aqui, podemos separar essa calculadora em duas categorias: calculadora de mesa com visor e calculadora de mesa com impressão em bobina de papel.

A calculadora com visor não realiza impressão em bobinas de papel. Geralmente essas calculadoras possuem modelos com 8, 10, 12 e 14 dígitos no visor. Esses visores geralmente são em LCD (com os números aparecendo em preto na tela) e com visores fluorescentes (visor iluminado). As calculadoras de mesa com visor utilizam-se de energia solar, bateria ou elétrica para funcionarem.

Como o próprio nome já diz, as calculadoras de mesa com impressão em bobina de papel possuem praticamente as mesmas especificações da calculadora com visor (visor LCD ou fluorescente e capacidade no visor de 8, 10, 12 ou 14 dígitos. A calculadora de impressão ainda pode ser dividida em três categorias: de uso moderado, uso médio e uso profissional. 

 

  • Calculadoras de uso moderado  

Essas calculadoras geralmente são menores e utilizam tintas ink roller, tendo sua velocidade de impressão de 1,5 a 2,1 linhas por segundo. Os números não são impressos todos de uma vez só, sendo que, se o operador for rápido na digitação, a calculadora não acompanha a agilidade de digitação. A energia normalmente utilizada neste tipo de calculadora é elétrica, sendo necessário o uso de um adaptador de voltagem ou uso com pilhas.

Este tipo de calculadora é recomendado para o uso doméstico ou para pouco uso da impressora.

 

  • Calculadoras de uso médio

Essas calculadoras atingem velocidade de 2,4 a 2,9 linhas por segundo, sendo um mais robustas e com impressão tipo rolete ink roller.

A energia utilizada para essa calculadora é elétrica, podendo ter um adaptador de voltagem externo ou um transformador interno

Este tipo de calculadora é ideal para o uso doméstico ou empresarial, porém é recomendado para um digitador de agilidade, pois ela não suporta um uso constante.

 

  • Calculadoras de uso profissional

Também dito como calculadora de uso pesado, essas utilizam de impressoras com fita de tecido ou com impressão térmica, sendo mais robustas e utilizadas para uso profissional. Sua velocidade de impressão varia de 3,5 a 4,1 linhas por segundo, sendo que alguns desses modelos podem atingir a velocidade de impressão térmica superiores em relação a outras, porém com a desvantagem de a impressão sumir com o tempo.

A energia utilizada para o funcionamento dessa calculadora é por energia elétrica, com um transformador interno e, em alguns casos, é necessário o uso de uma adaptador de voltagem externo.

Este tipo de calculadora é a escolha ideal para profissionais que necessitam de uma calculadora rápida e robusta.

 

Calculadora de bolso

Essas são recomendadas para o uso pessoal, por conta de seu tamanho reduzido. Estas calculadores possuem o recurso das quatro operações básicas (adição, subtração, divisão e multiplicação), além da memória. A energia geralmente é solar, bateria ou pilha.

Por ser um modelo mais simples, a calculadora de bolso é recomendada para usuários mais simples, que não necessitam de realizar equações extremamente elaboradas.

 

Calculadora científica

Calculadoras científicas são as calculadoras com recursos e funções científicas para o uso de matemática geral como regressão logarítmica, linear, exponencial, potencial, inversa, quadrática, trigonometria etc., podendo ser gráficas ou numéricas.

Existem calculadoras com inúmeras funções, sendo que uma básica pode ter cerca de 58 funções de cálculo e uma mais completa podendo ter mais de 400 funções. A energia utilizada para abastecer essa calculadora geralmente  é solar, bateria ou pilha.

Este tipo de calculadora é ideal para profissionais que necessita de recursos científicos ou para estudantes da área de engenharia, matemática, arquitetura ou física, por exemplo. 

   

Calculadora financeira

Essas calculadoras contam com recursos financeiros e de negócios para cálculos com juros compostos, funções estatísticas, funções matemáticas etc.

Os cálculos são realizados geralmente em modo RPN (Notação Polonesa Reversa) ou algébrico. Ou seja, quando realizamos uma soma de “10+10” na calculadora algébrica, precisamos realizar a digitação conforme o descrito (teclar 10, teclar ‘+’, teclar 10, teclar ‘=’). Já na calculadora RPN, teclamos o numeral 10, em seguida pressionamos “enter”, numeral 10 novamente e “enter” para fornecer o resultado.

A energia responsável por abastecer essa calculadora pode ser solar, bateria ou pilha, e ela é destinada para profissionais que necessitem de calcular recursos financeiros ou para estudantes da área de administração, economia ou ciências contábeis.

Acesse o nosso site e descubra os modelos de calculadora que estão disponíveis em nosso estoque!