Projeção e inclusão da IA no ambiente de trabalho

Ultimamente, um dos temas que vem causando maior preocupação nas discussões sobre a inteligência artificial (IA) são os impactos que a tecnologia poder ter nas atividades profissionais. Pesquisas apontam para diversas previsões e tendências, desde a substituição de muitos postos de trabalho, até a criação de novas ocupações. Em meio às divergências, ganha força o consenso de que, para o bem ou para o mal, a inteligência artificial mudará parte das profissões como conhecemos hoje, e demandará a requalificação dos trabalhadores.

Essas análises costumam variar e tratam também da união da inteligência artificial combinada com outras tecnologias de automação. No que se trata da adoção de inteligência artificial nas atividades econômicas, uma das aplicações intimamente relacionadas é a robótica. Apesar de nem todas as máquinas desse porte funcionarem com um sistema integrado inteligente, os dois domínios tecnológicos estão crescendo e sendo empregados de forma articulada, especialmente nas linha de montagem na indústria.

 

Impacto da IA nas empresas

Recentemente, uma pesquisa realizada com mais de 600 empresas espalhadas pelo mundo fez um levantamento de qual porcentagem adotaria a IA em seus processos. O resultado mostrou que cerca de 85% das empresas entrevistadas consideram a implementação da inteligência artificial em seus processos organizacionais para os próximos anos. Entretanto, outra pesquisa apontou que cerca de 73% dos líderes dessas empresas possuem pouca ou nenhuma experiência com ferramentas de inteligência artificial.

O uso da IA pode ser analisado a partir de algumas perspectivas, como por exemplo:

 

  • Se não aderir, pode ficar para trás

As possibilidades causadas pelo uso da inteligência artificial são muitas e abrangem quase todos os aspectos de uma operação empresarial. A inteligência artificial generativa, por exemplo, pode vir a se tornar peça fundamental em algumas empresas futuramente, pois ela será responsável por atuar no crescimento e no desenvolvimento de produtos que até então não seriam possíveis. Além disso, a IA pode melhorar significativamente a experiência do cliente por meio do atendimento virtual personalizado e do aprimoramento de serviços.

A inteligência artificial também pode ser utilizada como uma ferramenta que faz a contagem de grandes volumes, fornecendo dados e ideias ao usuário, além de dar o suporte necessário nas tomadas de decisões.

 

  • Aumento de eficiência

Esses recursos não só apenas melhoram a produtividade, mas também impulsionam a inovação e a competitividade dentro da empresa. Essa tecnologia tem a capacidade de desempenhar um papel importante na previsão de tendências de mercado e demandas do consumidor, por exemplo.

 

  • Ambiente de trabalho mais estratégico

Um dos maiores e mais importantes ganhos com o uso da inteligência artificial no ambiente corporativo é a redução de tempo em atividades. A automação de tarefas rotineiras permite que os trabalhadores deem o devido foco em funções mais complexas e estratégicas.

Essas medidas permitirão que as empresas sejam mais consultivas e renovem o foco na cultura de trabalho e nas medidas de satisfação do cliente, ampliando a retenção e, consequentemente, impulsionando os negócios.

 

  • Demanda de análise de dados

A inteligência artificial tem o potencial de ser aplicada em praticamente todas as áreas de uma grande empresa. Entre elas, destacam-se principalmente as empresas de tecnologia, software, publicidade, marketing, mídia, entretenimento e educação. Vale ressaltar que a aplicação só ocorre se determinada empresa possuir dados o suficiente para treinar e operar os modelos de IA de maneira correta e satisfatória. É importante estar atento aos limites de custos, disponibilidades de dados e aspectos éticos e legais.

 

  • Capacitação de colaboradores

E, para acompanhar todas essas evoluções tecnológicas, será necessário desenvolver os colaboradores das empresas. Os times podem se beneficiar de capacitações que incluem inúmeras habilidades – desde as mais técnicas, como pensamento crítico e analítico, até as interpessoais, que incluem criatividade, capacidade de inovação, adaptação e aprendizado contínuo.

 

Diversidade e inclusão no ambiente de trabalho

Equipes com mais diversidades refletem em um espectro mais amplo de experiências e perspectivas, e geram um ambiente mais inclusivo e empático, melhorando gradativamente a dinâmica empresarial e a cultura corporativa. Nesse contexto, a inteligência artificial surge como uma ferramenta importante para nos ajudar a nos conectarmos de forma inclusiva, independente de diferenças de idade, origem étnica, gênero, capacidades físicas, orientação sexual e, principalmente, a neurodivergência.

O talento neurodivergente tem muito a oferecer. Equipes que incluem em seu escopo profissionais com essas características, podem ser até 30% mais produtivas do que aquelas sem essa diversidade. Essa estatística destaca também a importância de incorporar diversas perspectivas e habilidades no ambiente de trabalho para a inovação e o sucesso empresarial.

A capacidade da IA de personalizar experiências e se adaptar às necessidades individuais contribui diretamente para a criação de um ambiente corporativo inclusivo e compreensivo. Já existem programas de treinamento e sensibilização baseados em inteligência artificial que ajudam a construir uma cultura de respeito e colaboração. 

A adoção de ferramentas com o apoio da tecnologia pode ter um impacto positivo na moral e na coesão das equipes de trabalho. Quando todos os membros da equipe se sentem valorizados e compreendidos, a satisfação no trabalho cresce e, consequentemente, a produtividade geral também. Além disso, as empresas que se destacam por seu compromisso com a diversidade e a inclusão tendem a atrair um grupo maior de talentos, fortalecendo ainda mais suas capacidades e vantagens competitivas.